sábado, 3 de novembro de 2012

Uma pedra no meio da Marmita...

"No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.


Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
 

Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra 

Tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra. "
Carlos Drummond de Andrade*



Geograficamente falando, pedra é um fragmento de rocha (seja ela sedimentar, metamórfica ou ígnea). E há pedra em tudo quanto é lugar... e serve até para designar algumas pessoas "você é uma pedra no meu sapato!" Francamente, se alguém disser isso a você, considere-se, primeiro, como uma pessoa bem, bem, mas bem, idosa mesmo. Depois, sinta-se um pouco forte! (Rochas mais novas, se me lembro bem, devem ter poucos milhares de anos, depois corrigo essa informação!). Apesar daquela "carinha" de inocente, uma pedra pode não ser tão inocente assim.

 
 ... uma pedra no sapato , uma pedra no feijão... "uma pedra no meio do caminho"...

Está andando e, de repente, começa aquele incômodo no pé, geralmente esquerdo (comigo é só no pé esquerdo! Que sina!), e não pode parar por que já está "em cima da hora"! E ela fica lá, parece que a cada pisada no chão ela vai aumentando de tamanho, como se fosse uma mutação genética  ocorrendo ali mesmo, dentro daquele sapato suado! (Obviamente que essa mutação só ocorre na minha mente, uma vez que pedras são desprovidas de material genético! Só para esclarecer!)


Já "encontrou" uma pedra enquanto comia feijão?! É uma sensação horrível! E por mais que lave a boca, aquela sensação estranha continuará por algum tempo e o feijão ficará de lado. O apetite sai correndo e não sente mais fome por um bom tempo.  Ao menos é assim que acontece comigo quando "trituro" , de maneira involuntária, uma pedra que ficou escondida, camuflada, na hora em que estava "catando" o feijão para cozinhar.


Outra vez andando, mas agora, de maneira despercebida e, involuntariamente, chuta uma pedra grande?! "QUE DESGRAÇA!" dá vontade de xingar né?! Eu nem xingo, costumo levar a mão à boca, meio que na intenção de morder os dedos e começo a exclamar bem baixinho "putaquepariuquemerda!" (Ah sim! A marmita é minha e eu posso colocar dentro dela a 'putaquepariu' sim!)


Há também as pedras que servem de alicerce, base para construções e tal. Essas aí podem até ser que sejam "boazinhas".


Pois bem, há pedras e pedras na Marmita de todo mundo. E as vezes não sabemos como lidar com isso, não sabemos como tirá-las do nosso caminho, não conseguimos evitar que entrem em nossas Marmitas, e quando percebemos elas já estão lá incomodando, nos ferindo de algum modo e até deixam de ser substantivo para transformar-se em adjetivo (infame, claro!).


Contudo, pedras são fragmentos. E sendo fragmento é mais fácil de mover do que se fosse para mover a rocha inteira.
Encontraremos pedras pelo caminho, encontraremos no feijão, encontraremos pedras no sapato, encontraremos pedras na rua ou em casa. Mas, podemos tirá-las do caminho e não mais permitir que nos incomode. Se não conseguirmos sozinhos, poderemos pedir que alguém nos ajude. Não se deixe abater pelas pedras que surgiram e que surgirão pelo caminho!  Você é mais forte que um fragmento de rocha, mesmo não tendo milhares de anos. Você é mais forte porque tem o poder de decidir se quer ser pedra ou se quer ser livre de ser pedra!


04:37, terceiro dia do décimo primeiro mês de 2012.


*Fonte: http://www.jornaldepoesia.jor.br/drumm2.html

6 comentários:

  1. Uma pedra pequena pode se tornar numa grande pedra, se não eliminada. Portanto, sempre devemos parar e refletir a melhor maneira de retirar essa pedra de nosso sapato. Descartar a pedra e depois seguir em frente, sem nos desfazermos do sapato.

    #Dom Quixote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dom Quixote! Desculpe pela demora em respondê-lo também! Surgiram algumas pedras... entende, né?!
      É! Tem pedra que ao invés de fragmentarmos acabamos por agregar uma e outra e mais outra e por aí vai... Mas, é como eu disse para D., pensando bem, talvez seja bom pegarmos essas pedras e construirmos um alicerce para os dias que virão. É difícil?! É! Tem pedra que é pesada demais!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Teste concluído?
      Foi aprovado?
      heheheh :)
      Brincadeira!
      Eu entendi o porque do teste! Eu também testaria!

      Excluir
  3. Pedra no sapato é algo que sempre incomoda. Incomoda até mais que uma pedra no caminho.

    Importante é sabe lidar com esses pequenos "incômodos" da vida sabendo que são apenas pedrinhas, embora muitas vezes parecem verdadeiras rochas, daquelas mais antigas com milhares de anos.
    Pensando bem, às vezes pedras tem sua importância...

    D.

    ResponderExcluir
  4. Oi D.! Grata pela visita, e desculpa pela demora em responder... vamos lá!
    Sim, mesmo sendo "pedrinhas" é importante saber lidar com elas. Pensando bem, poderíamos usar essas pedrinhas que aparecem para formarmos um alicerce para os dias que virão. Pensando bem, elas devem ter algum significado positivo... talvez elas nos ensine a sermos tão fortes quanto rochas...

    ResponderExcluir