segunda-feira, 25 de maio de 2020

CAOS?! Parte 4

Como Aguentar Ouvir Sandices?!

[voltei... 02:48... quase caguei de medo! Sério! A gata apareceu do nada, que susto!] 


Spoiler: Adivinha?!


Como eu disse no texto anterior, quero falar sobre um vídeo mais diplomaticamente engraçado... Vamos à pérola [mais uma, claro!] de 2020.

Francamente, ainda não sei como ficará a edição deste texto, não sei qual formato o apresentarei! Pensei em colocar o vídeo, depois em transcrever as falas. Enquanto transcrevia as falas, observava as imagens. O medo deu lugar à tristeza! Sério! Coloquei as mãos na cabeça! Sinto aqui uma árdua tarefa. Sei que muitas pessoas já se expressaram por conta dessa aberração chamada progaganda do Enem 2020 - a chamada para as inscrições. E eu também quero expressar a minha! Tenho a OBRIGAÇÃO de reforçar o que já foi dito e comprovado por muitos desde o início da pandemia, e que ficou mais intenso quando a propaganda entrou em circulação. 

Transcrição: 
Fala 1: "E se uma geração de novos profissionais fosse perdida? Médicos, enfermeiros, engenheiros, professores. Seria o melhor para o nosso país? A vida não pode parar. É preciso ir à luta. Se reinventar, superar. Dias melhores virão!"

Sério?! Eu rio ou choro?! Oooiiii!! Quando será que gravaram essa propaganda? Quem foi a mente brilhante que escreveu esse texto? E se uma geração de novos profissionais fosse perdida?! Já  perdemos gerações de profissionais ATUANTES, desde o início da pandemia!!!! Obviamente que não excluo aqui profissionais que morreram ou foram afastados de suas atividades devidos as consequências da profissão. Aos profissionais da saúde e aos professores [relembremos]: péssimas condições de trabalho, exaustão, dependência química para aguentar a rotina louca; agressões, desrespeito, depressão, além de outras doenças desenvolvidas ao longo da carreira, cobranças da sociedade, suicídio! Quanto aos engenheiros, o que posso relatar aqui é o sofrimento na formação acadêmica... cálculos?! Socorro!!! 

Ainda em relação aos profissinais da saúde e professores, falo com propriedade porque desde o meu nascimento até dois meses atrás fui atendida também pelo SUS! [Acredite, a realidade de quem paga convênio médico não é muito diferente da de quem utiliza o SUS]. Tirando alguns semestre de cursinhos pré vestibulares pagos pelos meus pais e meu tio, estudei a vida toda em escola pública! Estudei em escola rural-municipal e escola urbana-estadual. Minha mãe foi merendeira de escola, minha madrinha é professora aposentada. Tenho primas professoras, primo também professor. Tenho amigos professores. Quando é que as gerações desses profissionais foram respeitadas nesse tom de "e se perdermos vocês, o que será do país?" Mais um vez reforço que não tenho muito o que falar dos engenheiros, mas isso não significa desmerecimento da minha parte! Pelo contrário, não tenho conhecimento de causa.  A propaganda se refere a qual país??? Citaram os professores?! Excelente! Contraditório à valorização dos mesmos! 

Claro! Não é que a vida possa parar, a vida NÃO para! Quem disse que não há luta diária?? Quem disse que não há reinvenção, (re)adaptação, superação? Quem disse isso vive em qual país, ou melhor, vive em qual planeta??? 


Fala 2: E, por isso, eu quero fazer o Enem este ano. Pra entrar em uma universidade. Estude, de qualquer lugar, de diferentes formas, pelos livros, internet, com a ajuda a distância dos professores. 

Não, não queremos fazer o Enem por causa das gerações que foram perdidas ou que estão se perdendo [Correção: elas não se perderam e não estão perdidas, elas morreram ou estão morrendo!!! Vamos usar o verbo mais adequado né?! [[Ah, eu fiz o Enem ano passado, mas me solidarizo com as pessoas que ainda fazem essa prova desgraçada!]]... responder e passar na prova do Enem tem se tornado, nos últimos anos, o meio de ingresso exigido pelo MEC para ter acesso às instituições principalmente públicas! Muitas universidades descartaram o vestibular e adotaram o Enem como forma exclusiva de ingresso em seus cursos. Ou seja, o aluno não faz porque simplesmente quer fazer!!! É uma obrigação, caso queira ter acesso ao ensino superior público. 

"Estude!" Aqui a palhaçada acentua!!! Essa propaganda foi feita para alunos cujos pais tem condições de pagar escolas particulares, cujos pais tem recursos para dar uma boa infraestrutura digna de isolamento social: livros, computador, celular, internet decentes! Vamos pensar o mais básico que seria o livro. Sabe quão caro é um livro?! Claro, não é interesse do Estado ter cidadão instruido, quanto menos acesso, quanto menos facilidade ao conhecimento, melhor é para o Estado. Assim há a liberdade de se esbaldar às custas do povo! Qualquer semelhança com o Brasil é mera coincidência, ok?! Lembro das dificuldades dos meus pais para comprar nossos livros na época da escola. Lembro da expressão deles de "vamos ver"...  e faziam das tripas coração para comprar os livros. Por isso eles me são tão caros, meus pais e os livros. E os pais que não tem como comprar livros para os filhos?! E os filhos que tem que cuidar dos pais e nem sequer tem condições mínimas de um espaço sossegado para estudar? Preciso falar algo mais ou já consegue dimensionar quão fundo é o buraco da exclusão educacional?


Fala 3: Faça já sua inscrição no Enem, de onze a vinte e dois de maio, pelo "saite"enempontoineppontogovpontobr . Além da prova em papel, este ano também terá o Enem Digital, feito em computador pelos locais indicados pelo Mec. 

A maioria dos alunos que farão a prova do Enem não tem computador nem internet em casa para estudar, sequer tem um celular para "quebrar um galho", e terão computadores disponíveis para fazer a prova??? Nossa! Estou emocionada!!! Depois que uma das figuras mais importantes do mundo em 2020 [fala essa que ouvi num vídeo "gadista" se referindo ao atual presidente do Brasil] usou palavras de baixo calão, vulgo palavras no aumentativo, dá vontade de baixar o nível aqui!!! Issso é revoltante!!!! Mas que eu seja educada! Vamos ser exemplo, não apenas crítica!


Fala 4: As provas serão no final do ano. Até lá, estude. Seu futuro já está aí.

A palavra nojo representa meu sentimento agora!


Fala 5: Ministério da Educação. Governo Federal. Pátria Amada, Brasil!

Ministério da FALTA DE ACESSO À EDUCAÇÃO!!! Pátria Amada?? Onde? Por quem? Amada pelo governo é que não é!!!


Detalhes do vídeo: Preciso comentar? Em cada fala há uma bandeira do Brasil ao fundo... quanto patriotismo né?! Comovente se não me causasse tamanha indignação! Tenho certeza de que a indignação não é só minha!!! E o espaço de cada um dos "estudantes"? Que espaços iluminados, arejados, limpos, confortáveis?! Um sonho né?! Claro! Estavam lá para representar os estudantes do Brasil, os estudantes do Oiapoque ao Chuí!!!


Acertou quem pensou em ironia ao ler o Spoiler!!!  

04:35, vigésimo quinto dia do quinto mês de 2020.

2 comentários:

  1. Arrasou, "traveiz, como se era de esperar, né!? Adoro suas tiradas irônicas. E vc consegue retratar um sentimento que imagino seja comum a muita gente. Nos vingamos por seu texto. Parabéns!

    E, ao final, o presente dos Raimundos. Tudo a ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu caro!!! Muitos não sabem como se expressar, e talvez até não saibam que podem se expressar. Assim tento fazer por eles, por nós, por mim! Obrigada pela visita! :) Volte sempre!

      Excluir