sábado, 23 de maio de 2020

CAOS?! parte 2

No post anterior citei o medo.
Hoje eu tenho medo de (do) que? Hoje você tem medo do (de) que? Hoje temos medo d(o)e que? 


Francamente, há uma ferida que não foi curada e, infelizmente, não sei qual será a medicação para ela. Cloroquina e Tubaína tenho certeza que não são!!!

Em matemática, quando tinha um problema para resolver, lembro que anotava as variáveis num cantim da folha e assim conseguia encontrar o caminho para a resolução.  Nas atividades de português "despedaçava" uma frase, orações, períodos, parágrafos, para identificar quem eram os sujeitos, quais verbos, apontava preposições e tempo que ocorriam as ações.

Na História, os acontecimentos. Na Biologia, dissecava células com lápis de cores [melhores desenhos, sem formas especificamente definidas... Complexo de Golgi, ribossomos... e os órgãos?! Lembro-me do professor Frazão. Ele cuidadosamente desenhando um coração no quadro com gizes coloridos enquanto, nas costas dele, a sala era uma algazarra pura! Sim, a realidade da escola pública, dos alunos (a maioria) sem a noção da importância daquele trabalho tão desmerecido por nós alunos, moleques sem preocupações com o futuro].

Na Geografia, a paisagem, o clima, o relevo, o solo, a cultura, a localização para compreender a sociedade. E por aí vai!
Teoricamente, na escola aprendemos a observar quais são os aspectos, as variáveis, as situações de um determinado assunto e assim chegar a um resultado, aprendizado. Será que esquecemos disso?

Não preciso levá-los para dentro de uma sala de aula de escola pública, posso simplesmente levá-los para a cozinha... vamos fazer um bolo?! Ah, vocês não cozinham? Vamos abastecer seu carro? Vamos assistir algum jogo de futebol, sim, de preferência com o seu time favorito? Não gosta de futebol! Vamos ouvir música ou assistir algum filme da sua preferência?

Para todas essas situações e inúmeras outras situações, nós avaliamos, nós pensamos! Nós nos questionamos!!! NÓS NOS QUESTIONAMOS!!! Quais ingredientes usar no bolo? Não vamos colocar pimenta num bolo [até então eu não tinha pensado nessa possibilidade - risos]; vocês não abastecem os carros no primeiro posto que encontram pela frente [digo vocês porque não tenho carro]; vocês ficam furiosos com as "cagadas" do seu time, xingam o juiz por discordar das punições ou falta de punições dentro de campo, vibram pra "CARALHO!", gritam: "POOORRRAAA!", "CHUTA, TOCA ESSA BOLA FILHODAPUTA!", "CARAI!", "VAITOMARNOCU!", "JUIZ LADRÃO!"; detestam o ator que reinterpretou seu super-herói favorito, não gostam da trilha sonora, ficam putos com o final tosco, defendem esse ou aquele diretor, etc.

Enfim, percebem que cotidianamente expressamos nossas opiniões sem medo, pelo simples fato de impormos nossas vontades? No nosso mundinho a coisa funciona, avaliamos, destacamos o que nos convém! Sim, ok! É válido!! É importante termos nossa opinião, nossa identidade! Mas isso é importante para todos! E aqui entra, penso eu, o BEM ESTAR COLETIVO! 

Olha, não vou entrar no mérito de correntes de pensamento! Só quero dizer o que é óbvio!!! Todos merecem ter condições para terem um mínimo de bem estar. [Ok, não sou perfeita, estou anos luz distante da Madre Teresa de Calcutá, tem alguns que ficariam fora desse "todos merecem", MAS...] O artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade." 

Bem, é assim que agimos em relação ao outro ou é assim que esperamos que o outro aja em relação a nós?? Temos medo de sermos atingidos individualmente, mas quando pensamos no coletivo, voltamos para nós mesmos! É assim que somos, infelizmente!! Somos "territorialistas"! Quando é para pensarmos no outro, nos calamos!

E assim passo a me sentir envergonhada da nossa condição atual! Envergonhada de ter sido uma aluna medíocre (no sentido de não valorizar aqueles que se dispunham a lecionar para nós numa escola pública); envergonhada por não conseguir expressar quão ignorantes somos em pleno século XXI, com toda essa tecnologia a nossa disposição. Estou envergonhada porque estamos com medo de passar fome por causa dos impactos da pandemia. Estou envergonhada porque somos um dos maiores países agroexportadores do mundo e mesmo assim ainda acreditamos nesse discurso pífio de que ficaremos na miséria e passaremos fome. Acordem!!! Se vocês não sabem, há brasileiros famintos há décadas. Há um livro chamado Geografia da fome, escrito pelo médico Josué de Castro.

Estou envergonhada porque a cada ano o abismo entre pobres e ricos aumenta mais. Exemplo? O vexaminoso comportamento do Ministério da Educação  em insistir na realização do Enem 2020 nas datas previamente estipulada antes da pandemia. Estou envergonhada pela propaganda que circula nas redes abertas de televisão: "Estude!" ... estudar?! Como um aluno sem infraestrutura básica conseguirá estudar para aquela prova extensa denominada Enem? Estou envergonhada porque, apesar de termos um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo, muitas pessoas já morriam nas filas sobre leitos (alguns nem isso) esperando vagas em UTIs, esperando por cirurgias, tudo porque não é do interesse dos governantes que tenhamos qualidade de vida!! Se tivermos qualidade de vida nosso medo diminui, se o medo diminui somos capazes de raciocinar de maneira efetiva, e se raciocinarmos de maneira efetiva enxergaremos os governantes escondidos sob suas máscaras! 

Sim, o governo espalha o medo da miséria, da fome, da falta de segurança pública, para se eximir de zelar pelo bem estar da sociedade.  E, com medo, aceitamos submissos, passivos, essa pouca vergonha estatal que me enoja! E com essa submissão, acusamos governos anteriores pelo caos atual. Olhamos para o passado não para aprender, mas para justificar as falhas atuais. Olhamos e julgamos o passado. E assim esquecemos de cobrar mudanças no presente para termos um futuro melhor. Como é que chama? Cortina de fumaça!!! 

02:35, vigésimo terceiro dia do quinto mês de 2020

10 comentários:

  1. Como fã que virei dessas suas "escrevinhadas" sou suspeitíssimo pra comentar, mas nao vou me omitir: perfeito, lindo, reflexivo, atual demais. O "Parabéns!" chega a ser redundância. Bora em frente que quero mais! Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra tê-lo aqui!!!! Obrigada pelo apoio!!! Como dizem "é daqui para frente!" :) Volte sempre!!

      Excluir
  2. Que escrita maravilhosa, já havia lido alguns posts no seu blog. Você como sempre arrasa minha amiga. Siga escrevendo e nos ajudando a compreender as questões que estão ocorrendo em nosso país. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque!!! Obrigada pelo carinho! Obrigada pela visita! Jaque, eu tento... refletir, questionar, observar... e agora, principalmente, a não calar! Com a ajuda de vocês vamos compreendendo e mudando o que precisa ser mudado!! Volte sempre!! :)

      Excluir
  3. Caramba, chutou o pau da barraca! Adorei.
    Fico muito puto com a situação do país, somos uma Boeing gigante sendo pilotada por alguém que mal sabe empinar uma pipa feita de sacola de supermercado. Minha conclusão é que somos sabotados desde sempre. Toda vez que o Brasil tenta decolar, jogam graxa lisa na pista e o avião não sai do lugar.

    E sabe também o que me deixa triste? A anestesia do povo brasileiro. O mundo todo tá extremamente lascado por causa da covid19 mas tá todo mundo querendo salvar somente o seu barco sendo que estamos todos à deriva - era hora de nos unirmos e declarar guerra contra essa situação toda.
    Eu sinceramente? Já desisti de ver um levante popular contra essa palhaçada que nos assola há anos. Eu desisti do Brasil e do meu querido povo brasileiro. Não temos remédio, seremos eternamente medíocres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha Chutei né?! Nossa! Ainda estou engasgada!! Tem muita coisa para eu falar... aproveitar que tenho um espaço para tal... quem não gostar, só posso dizer "Sinto muito!" A máscara para evitar o coronavirus não me impede de falar.

      Exatamente, a maioria só está olhando para o próprio umbigo! isso é triste! Volte sempre!!!

      Excluir
  4. Texto reflexivo, parabéns! Estou lendo 1984 do George orwell. Sinceramente!? Tenho medo do país, do mundo se tornar aquela sociedade descrita por orwell. Tempos sombrios ������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Obrigada também pela dica de leitura! Este ainda não li, embora eu saiba que seja um clássico de leitura obrigatória. Sim, os tempos são sombrios!! Mas penso que temos a capacidade de trazer alguma luz e diminuir as sombras... é só não desistirmos!!! Volte sempre!!!! :)

      Excluir
  5. Brilhante, minha querida amiga. Faço minhas quase todas as suas palavras. Eu não só estou enjoada com esse "desgoverno", como ENOJADA (trocando algumas letras de lugar). Estou seriamente preocupada com o nosso futuro. Continue se expressando e nos fazendo refletir!
    By Letícia, amiga e fã. ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga!!!Obrigada pela visita! Também me preocupa a forma que as coisas estão tomando. Mas vamos resistir e não deixar piorar! Vamos contribuir para que possam melhorar!!! Abraço e volte sempre!!!

      Excluir