quinta-feira, 17 de maio de 2018

Projetos 2018

Projetos... a depressão, como todos bem sabem, traz uma certa estagnação absurda. Minha estagnação já dura meses... hoje, num momento súbito, senti uma força meio que eufórica... minha mente começou a fervilhar ao pensar na prova do Enem. E percebi que já está mais do que na hora de repensar e mudar minha forma de ver muitas coisas... por muitas vezes pareço aquelas pessoas velhas e rabugentas, [francamente, eu sou velha e rabugenta, admito! Mas convenhamos, não dá para viver em pleno século XXI com pensamentos ainda do século XIII em termos de tecnologias e certos comportamentos]... então, "bora" fazer inscrição para a prova do Enem. 

Quero voltar à faculdade. Apesar das minhas crises de não conseguir ficar dentro de uma sala de aula por certas horas, sinto falta daquele ambiente acadêmico, falta das provocações reflexivas de alguns professores, sinto falta até mesmo das piadinhas e trocas de olhares com colegas de sala quando não há uma empatia por determinado professor e muito menos pela matéria que o mesmo ministra. Na época, até que eu e muitos colegas não tínhamos nada contra os professores; maaassss, porém, contudo, todavia, entretanto, as matérias que eles ministravam, S-O-C-O-R-R-O!!! Acontece que  isso já começa pelo nome da disciplina, a antipatia surge no momento em que se faz o ajuste de matrícula! Como assim?? Você  olha a grade horária no mural para saber quais disciplinas poderá e/ou deverá cursar naquele período, aí eis que lê: " HPG" [ops!]  HPG?! Que isso? Um tipo de vírus?? [Que perdoem-me os nossos clássicos, os senhores Humbolt, Ritter, Ratzel, Richthofen (não é aquele que foi quase esquartejado pela filha não),  La Blache,..., o "tio" Milton Santos]... Deusdocéu, eu não tinha "borboletas no estômago", eu tinha um tiranossauro correndo atrás da uma presa qualquer. História do Pensamento Geográfico! eu não concluí o período! Hoje eu sei que é algo muito interessante e importante, mas naquela época acho que nem abrindo meu cérebro e despejando lá dentro eu teria conseguido assimilar todas aquelas fases e compreender a sequência de fatos. Só lá pelos idos do terceiro período eu consegui ter empatia pela professora que aplicava esse curso, isso porque comecei a fazer Geopolítica, e o assunto era mais interessante e de mais fácil compreensão, e digamos também que mais fácil de ser "enxergado" [risos]. Aí sim, consegui começar a digerir a HPG. 

AAAAHHHHH!!!!! E a Teoria e Método da Geografia?! Não poderia esquecer dessa bonitinha! Então... 

Sério!! Vou parar por aqui e retornar ao texto! 

Peraí, deixa eu fazer um parêntese sem parêntese rapidinho aqui... O bom [e pior] é que vou lembrando de cada professor e de certas manias deles, e isso é engraçado! A imaginação ía para  longe em determinadas aulas... por vezes, pela empolgação e motivação do professor ou professora que nos mostrava os dois lados da moeda - grosseiramente falando - ou, como na maioria das vezes, criávamos [colegas/amigas (os)] histórias mirabolantes a partir de uma deixa do professor. 

Para facilitar o entendimento do que estou dizendo, cito aqui um miniconto:

 "Quando acordou o dinossauro ainda estava lá." De Augusto Monterroso

 Gente!!! Não me perguntem nada sobre Fisiologia da Paisagem, porque eu nem saberia como começar a explicar do que se trata essa disciplina, mas sobre as piadinhas que surgiram nessa aula eu rio até hoje...  [tive uma crise de riso aqui com muitas lembranças dessa época]... vendo só por que sinto saudade daquele clima acadêmico?? Tem suas mazelas e suas belezas!! Dá raiva, sono, desespero, apatia. E, em contrapartida, cresce-se como pessoa; aprende-se outros valores; passa-se a olhar o outro com mais respeito porque aprende que cada indivíduo é dotado de um conjunto de experiências, e com isso você  passa a ter muitos argumentos para entender, compreender e aceitar a cultura de uma região, de um povo, de um país, de uma nação... Estou emocionada... sabe quando sai uma lágrima junto com o riso? É um misto de saudade e de confirmação do motivo de eu gostar tanto daquele curso! A Geografia faz com que enxerguemos o horizonte muito além daquela linha que nossa visão permite ver, porque enxergamos não apenas a paisagem em si, mas todos os elementos que compõe o espaço, abaixo, entre, e acima de nós e essa linha do horizonte!!  

Ah sim! E este texto é sobre o que mesmo?! Projetos... minha euforia me levou a pensar em alguns projetos... Projeto Enem, Projeto 71, Projeto Casa, Projeto Marmita... muita coisa né?! Eu sei! Estou racionalizando sobre isso, e até já os rascunhei; parte da parede do quarto, do guarda roupa e da porta do banheiro (lado de fora, claro) estão decoradas com esses rascunhos, os fiz em menos de 30 minutos. E determinei o tempo de 22 semanas para executá-los! 

Vou encerrando por aqui, já são mais de três da manhã... preciso editar o texto para publicar e corrigi-lo! É capaz de passar alguma coisa. Desde já peço desculpas caso haja algum erro de concordância... peço também que, caso haja alguma dúvida, perguntem - se algo não ficou claro e tal... ok?! :) 

Melhor eu ir antes que o dinossauro acorde e não me deixe dormir!! 

03:45, décimo sétimo dia do quinto mês de 2018.

Um comentário:

  1. Ahhh os projetos! São eles que nos movem (ou nos ajudam a nos mover, acredito). Faça projetos, faça muitos, e execute alguns, ou não, mas faça, para 2018, 2019, 2020... Já estou fazendo para a aposentadoria :p.

    ResponderExcluir