sexta-feira, 20 de abril de 2018

Considerações...

Minha empolgação para escrever o post anterior surgiu após conversar com minha amiga. Aquela conversa fez com que eu olhasse para um lado bom da minha vida. [sem alusão ao livro / filme]

Há alguns meses as crises da depressão voltaram a ficar constantes nos meus dias. E esta doença é algo que muitos evitam falar. Eu mesma evito! Tenho amigos e amigas com os quais posso falar sobre isso, mas não me sinto tão confortável para tal. É por isso que as vezes vou à terapia. Bem, faz uns dias já que não vou. A psicóloga é brava! [risos] ... Eu gosto dela, ela é franca! E tem um abraço bom também! 

Pois é, talvez algumas pessoas que leem a Marmita não sabem, tenho depressão diagnosticada há muitos anos. Uma amiga do colegial foi a primeira pessoa a me levar à terapia, literalmente! Se hoje estou aqui escrevendo este texto, devo à ela tal façanha! 

Entre altos e baixos, por incrível que pareça [e contrariando parte da minha insanidade] ainda estou viva! [ao mesmo tempo em que a situação é caótica, posso fazer alguns comentários que soam como sarcasmo ou ironia ou até mesmo outra figura de linguagem - no momento, a palavra fugiu da minha mente]

Sabe, em tempos de corrupção explícita, ouso dizer que a depressão também é malditamente corrupta!!! Ela nos corrompe de tal forma que quando percebemos estamos lá, chafurdando na lama até o último fio de cabelo, ficamos "na encolha", cuidando para não sermos "pegos" nas nossas próprias armadilhas. Evitamos a todo custo ficarmos em evidência - afastamos de amigos, isolamos no nosso quarto, na nossa casa, deixamos o celular no silencioso ou desligado para não sermos descobertos na nossa tristeza sem razão aparente. 

Quais são nossas propinas? Entupimo-nos de comida e / ou bebidas; de seriados; filmes... e até mesmo do nada sobre uma cama quentinha e silenciosa. Nos envolvemos vergonhosamente com a "turma do amanhã e do depois "... "amanhã eu vou", "amanhã eu faço", "amanhã eu limpo", "amanhã lavo o cabelo", "amanhã eu caminho", " depois de amanhã vejo isso", "depois eu ligo", e por aí vai... o "amanhã" espalhado pela casa, nos cantinhos, engavetado...

E quando menos percebemos nosso julgamento fica escancarado para "deuseomundo" e nos rendemos ao vexame de estarmos doentes e, numa primeira instância, já condenados pela nossa fraqueza. 

Sabe o que é curioso nisso tudo? A depressão corrompe nossa mente de tal forma que racionalizamos sermos pessoas fracassadas por não conseguirmos seguir adiante com projetos, sonhos, e até mesmo coisas simples do dia a dia, como ir a um mercado ou farmácia ou telefonar para alguém. Mas, gente!! Francamente, nosso cérebro está deficiente... uma deficiência que resulta num estado corrupto, imoral, vergonhoso... e que não queremos que seja escancarado, não queremos ser alvos das pessoas, pessoas essas que podem não ser depressivamente corruptas como nós... 

... bem, são quase quatro da manhã, estou numa espécie de devaneio eufórico, ouvindo Pearl Jam no volume máximo do fone de ouvido, e eu preciso dormir para acordar mais cedo amanhã pelo menos antes das 11 da manhã [ou hoje para aqueles que consideram apenas o relógio e não são como eu que considero que "bom dia é bom dia até a hora em que almoço, seja 11 ou 15 horas", "boa tarde é boa tarde apenas após o almoço", "amanhã só é amanhã depois que eu durmo hoje e acordo amanhã", e por aí vai...]

Este post era para ser uma escrita mais leve, engraçada, mas eu acabei por corromper meu texto! 

Entendem agora por que a depressão é corrupta?

03:50, vigésimo dia do quarto mês de 2018.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. As vezes, é mais fácil explicar através de um teclado e uma tela, do que falando cara a cara, né?!

      Excluir
    2. Para mim sempre é melhor e mais fácil.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada pela visita!
      Quando possível escreverei... volte sempre!

      Excluir
  4. Nossa, eu nunca tinha pensado em como a depressão é corrupta, e sim, ela é! Muito certeiro de sua parte... Mesmo. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! :)

      Que bom que gostou e captou o que eu expressei... abração forte! Volte sempre!

      Excluir
  5. Minha amiga! Estou sempre aqui, pode contar comigo todas as vezes que precisar! Te amo muitão! Sinta-se abraçada, tá? Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo! Eu sei que está... o problema é eu ir até você com esses "probleminhas" ou a qualquer outro amigo ou outra amiga. Não desmereço vocês... pelo contrário! Saiba que só o fato de darmos boas risadas nos nossos rápidos encontros já traz um grande ânimo para meus dias!! Sim, sorrir faz bem ao coração, a mente e ao espírito!!! E você me faz muito bem!!! Senti seu abraço! Sinta o meu! Outro beijão!! E obrigada pela visita!!! Volte sempre!

      Excluir