sexta-feira, 20 de abril de 2018

Aos embalos de Paradise City...

Cá estou numa ansiedade excitante, após um banho frio. 
2018 - o ano do biscoito e da bolacha e dos reencontros e encontros...

Dia 18 deste mês recebi uma mensagem pelo "uátiz", nem acreditei quando li. "Oi Ana... Esse número ainda é seu, né. Espero que sim...", não sei descrever aqui o que senti quando abri a imagem do perfil de quem enviara a mensagem. Eu ri, meus olhos encheram de lágrimas, meu coração acelerou, senti vergonha, um filme rapidamente passou na minha mente... e respondi... uma amiga de praticamente 17 anos... e a conversa fluiu... 

O que me chamou a atenção foi que no dia anterior, 17, minha mãe e eu comentamos sobre essa amiga e outra também minha amiga, que já era amiga da minha amiga muito antes de sermos amigas...[entendeu?! é muita amizade!] Pois bem, em dois dias de conversa via "uátiz", essa minha amiga me fez voltar há quase duas décadas atrás. Graças a ela, aqui estou tirando mais uma vez a tampa da Marmita. Mas por que tamanha excitação?

Eu pude olhar lá atrás e olhar para mim, para as risadas que eu dava, para minha rebeldia discreta, para o ser estranho que eu era, mas que de certa forma não era repudiada, pelo contrário, eu era aceita por ser estranha, por ser careta. Eu andava com uma turma por quilômetros durante a madrugada e não tinha preguiça. Estava entre pessoas com bom gosto musical, eu descobria coisas e pessoas. Ía à festas de pessoas que eu nunca tinha visto na vida, eu tinha uma vida social e não sabia! Pasmem!! Gente!!! Eu tinha uma vida social no final do século XX e início do século XXI... [risos]

Este post é dedicado a todas as pessoas que passaram pela minha vida naquela primeira década de 2000. Este post é dedicado à Ana [sim, eu mesminha]... para que eu mantenha viva aquelas lembranças de que fazer uma "vaquinha" com uns trocados (literalmente trocados... R$3,50, R$5,00, e algumas moedas) durante o início da noite dava pra passar a noite inteira comendo e bebendo (naquela época, refrigerante) e rindo muito com amigos e colegas [e algumas vezes chorando também...]... Este post é dedicado a todas as pessoas que não desistiram das amizades, mesmo que se passasse mais de uma década sem se reencontrarem. 

Este post é dedicado às amizades do colegial, às amizades da turma do Umuarama, às amizades que se formaram através das amizades do colegial e da turma do Umuarama e que depois se ramificaram na turma do vôlei "de praia", do Sarau, nas amizades do "bate, rebate, finge que bate e sai voando feito uma borxboleta!" e do Picadão de gordura...

Este post é dedicado às amizades que ainda estão por se reencontrarem, aquelas amizades de ir até a esquina e ficar conversando por mais não sei quanto tempo depois de conversarem horas e horas. Este post é dedicado às amizades de brigadeiro de colher e de ouvir Engenheiros do Hawaii por horas [repetidas vezes] sem enjoar; amizades pipoca com muito molho picante e piruá; pão de queijo, caminhadas por longos quilômetros nas tardes de domingo. Este post é dedicado às amizades que nasceram ainda no século XX e, mesmo depois de quase duas décadas do século XXI, puderam se reencontrar. 

Este post é dedicado para todas minhas amigas e amigos que me abraçaram, que me acolheram, que sorriram e choraram comigo, que brigaram e depois fizeram as pazes comigo. Este post é dedicado às amizades que estão longe e que não se falam há anos. 

Expresso aqui minha gratidão, embora muitas vezes eu tenha parecido ingrata, egoísta entre outros adjetivos ruins. Eu sei que seguimos por caminhos diferentes e eu me afastei. Afastei fisicamente, porque mentalmente carrego comigo as lembranças de todos os dias e noites que estivemos juntas e juntos, no cinema, em barzim, boates, festas, casamentos, pizzarias, em casa com almoços e jantares pra lá de divertidos... lembro e ainda sinto o calor de cada abraço de chegada e despedida, as discussões, as risadas, os "balanços de vida" no final de cada ano, os aniversários, viagens e até mesmo carnavais - isso mesmo CAR-NA-VAIS!! Seja em Caldas perdida em bolhas de sabão ou perdida no litoral baiano... minhas amizades e eu, juntas em carnavais. [eu sei, até eu me espanto com isso!!]

Francamente, admito, o "uátiz" me trouxe um sorriso que eu há muito eu não tinha. Curioso que há alguns meses reencontrei outros amigos, [não pelo aplicativo, foi um encontro físico mesmo]. E, apesar da felicidade do reencontro, eu fiquei receosa, com vergonha do meu afastamento, mesmo que nossas piadas tenham continuado no mesmo "time" de antes, era como se tivesse sido ontem que nos vimos e não num espaço de 'anos luz'... abordei isso na terapia, a minha vergonha, a culpa de ter afastado a todos. Só que agora eu percebo, vocês estavam lá, permaneceram, e aqui estão ainda me fazendo sentir o que eu sentia há anos quando estava na companhia de vocês. Eu gostaria de citar cada pessoa a quem me refiro aqui, mas tive outra ideia. E em breve espero colocá-la em prática.

Receber a mensagem dessa minha amiga nesta semana, não foi nem mais nem menos importante do que o reencontro com outros amigos há alguns meses / semanas. Foi excelente da mesma forma!!! A única diferença foi que desta vez não senti vergonha, pelo contrário, eu disparei a falar sobre minha vida. E é assim que as amizades são... amizades felinas... amizades felínicas! Deve ser por isso que gosto tanto de gatos! 

02:15, vigésimo dia do quarto mês de 2018.

Aaaaahh é mesmo! Paradise City é a música que minha amiga estava cantando no vídeo que ela me enviou e eu pude rever pessoas queridas daquele início dos anos 2000... [e aí inspirei pra escrever este pequeno grande post]

2 comentários:

  1. A-DO-REI o post!!! Quanto honrado me sinto em fazer parte desta turma de amigos a qual você se refere!!! Aliás, você é uma pessoa de muita luz e que mora no meu coração há muitos anos, mesmo que fisicamente a gente nem se veja tanto... Amo você, minha amiga, nunca se esqueça disto! ��
    Momento sórdido: eu NÃO poderia deixar de mencionar o carnaval em Caldas que, sim, você esteve presente, mas só de corpo presente, porque a alma viajava nas músicas de rock que você insistia em escutar no discman com fones de ouvido! Putz! Discman! Estamos ficando mesmo velhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [muitos risos]... não digo "velhos", digo senhôuros!!!
      Lembra que quando comecei a curtir o clube, quando achei um lugar legal pra ficar, começou a chover??? Murphy estava ou não estava comigo?? [risos]
      Sou grata, muito grata, por você ser meu amigo!! Luis, abração forte!!!

      Excluir