sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Ãh... pisando em ovos?!

Tem certas coisas na vida que irritam mesmo! Convenhamos! Algumas pessoas pensam que sou boazinha, eu não sou boazinha! Infelizmente, vou armazenando certos acontecimentos, certas palavras, certos gestos, atos, enfim... isso na Análise Transacional (uma vertente da Psicologia) é chamado de "colecionar selos" e quando o "álbum fica cheio", sem espaço para mais "selos" ou, popularmente dizendo, sem espaço para mais "figurinhas", a coisa fica feia. Eis aí um grave defeito meu. Algo a ser corrigido o mais rápido possível!
[Será que é só mineiro que tem mania de falar "coisa"?! Nossa! Como eu gosto de usar essa palavra "coisa"!]

Pois bem! Sou uma pessoa desorganizada, relapsa, procrastinadora até falar "chega!". Acho que procrastino até o ato de procrastinar, mas enfim... mesmo assim, ainda consigo me sobressair em algumas situações. Claro, isso é bom! Ruim seria se nem isso eu conseguisse! O que estou querendo dizer?! A verdade é que, o que quero dizer de maneira bem explícita, não posso dizer, pois com certeza compraria briga, estaria "pisando em ovos"... logo, preciso encontrar uma forma sensata, discreta, indireta, branda, para discorrer sobre o assunto. 

Há pessoas que se comprometem e há pessoas que não se comprometem - e estas, por ironia do destino, "demonstram" estar comprometidas. Francamente?! Isso me irrita! E já me aconselharam: "não tem que irritar com isso", "você não precisa absorver essas coisas", e blá blá blá... 
Os pensamentos que ficam rondando minha mente são assim, como se alguém me dissesse claramente: 
1- "Ana, se você é comprometida com o que faz, ótimo, você não faz mais do que sua obrigação em comprometer-se mesmo com algo que assumiu e pronto!" 
2- "Ah é mesmo! Fulanos, Siclanos, Beltranos, não são comprometidos com o que fazem... é difícil lidar com isso, depois conversarei com eles a respeito disso..." 
... (algum tempo depois, dias, semanas, meses) ... e as coisas continuam do mesmo jeito! Então, resultado: tudo bem não ser comprometido com o que se propõe a fazer?! É isso mesmo que estou entendendo?

Penso que seja melhor eu parar por aqui, e depois escrever, em outro momento, sobre este assunto de forma acadêmica, científica, escrever sobre a diferença entre inaptos e ineptos, escrever sobre o que é ser proativo! 
Durante a madrugada comecei a escrever outro texto referente ao mesmo assunto, na dúvida, compartilhei com meu amigo e não diferente do que eu já esperava, ele disse: "Você seria considerada chata, e mais ainda, como puxa saco". Retruquei dizendo que esse rótulo de "puxa saco" eu já tinha, mas que rebatia dizendo que há uma enorme diferença entre "puxar o saco" e fazer meu trabalho bem feito! E para os que fazem o trabalho bem feito e para os "puxadores de saco" (de plantão!), creio que saibam do que estou falando!

No momento minha intolerância para com algumas pessoas e com alguns comportamentos estão "à flor da pele"... pelo visto, ficou perceptível!

13:51, décimo sexto dia do oitavo mês de 2013.



Um comentário:

  1. Caríssima Ana, confesso que tenho muita dificuldade em entender o que é ser proativo.
    E essa dificuldade vem justamente da existência de puxa-sacos. E hoje em dia é o que mais têm!
    ass. anônimo.

    ResponderExcluir