sábado, 15 de junho de 2013

Qual o valor da Marmita?

Muitas vezes precisamos nos adaptar. Penso que a maior parte do tempo das nossas vidas e (com acento agudo, putz! Ooohhh teclado que me irrita!)... retomando... penso que a maior parte do tempo das nossas vidas e designada para adaptacoes... [uma vez escrevi um texto sobre o camaleao, encontrando o texto publico aqui!]. Essas adaptacoes muitas vezes nao agradam as pessoas que estao por perto, e elas comecam a nos julgar, a dar palpites errados / equivocados, sem nem ao menos se inteirar do porque da bendita adaptacao. E ai, ou nos irritamos e reagimos, ou nos irritamos e "guardamos" essa interferencia em algum lugar e deixamos "la" em banho-maria, ou - simplesmente - nos adaptamos outra vez. De uma forma ou de outra, vai "dar merda" - para um dos envolvidos. 

Essa adaptacao, geralmente, alias, todas as vezes tem um custo, um valor que agrega ou desagrega, depende do ponto de vista! Em algumas situacoes o ponto de vista nao e muito bom! Enfim... nao tenho muito tempo para "filosofar" sobre o assunto no momento, e apenas um comentario para expressar de maneira suave e educada minha indignacao, alias, irritacao mesmo!, com um fato que aconteceu comigo e que, infelizmente, acabou envolvendo outras pessoas proximas a mim. [Lembrei de uma reportagem sobre qual era o significado das coisas para as criancas, para uma delas - uma menininha que nao sei a idade, talvez no maximo uns sete anos - "Paz e quando ninguem me irrita!"... (risos)... por essa acho que nem Socrates - o filosofo das interrogacoes - esperaria!] ... pois bem, partindo desse significado, nao estou em paz, tem algumas pessoas me irritando e muito! 

Qual e o valor de uma satisfacao? Por que nossa vida e medida por valores? ["Puta merda!", cheguei num ponto tenso... eu queria falar de valor num sentido mais amplo, mas nao dara tempo]

- Eu posso / e aceitavel gastar 4X com cuidados para saude (leia-se terapia, medico, remedios), mas nao posso / nao e aceitavel gastar 1X com algo que me proporcione bem estar (leia-se qualquer coisa que lhe proporcione bem estar ou que ajude alguem a sentir bem)?!?

- Eu posso ser considerada apta, responsavel, para cuidar quando precisam que eu cuide de alguem e / ou alguma coisa, mas quando eu preciso de cuidados sou considerada irresponsavel, inconsequente, vagabunda, sem vergonha e o "escambal a quatro"??

- So tenho valor se eu levar uma vida "quadradinha" dentro dos moldes "exigidos" / considerados "normais" pela / para a sociedade (leia-se, se eu levanto cedo, vou ao trabalho, de la para uma faculdade, e volto para casa outra vez, "cumpridora" de regras, horarios, que satisfazem algumas pessoas)??

- Se eu nao estiver em condicoes fisicas e/ou psicologicas para desempenhar "papeis" dentro dos moldes sociais ditos "normais para uma pessoa adulta" terei menos ou nenhum valor?? 

Francamente! FRANCAMENTE!!! Em certos momentos sinto asco por viver em sociedade, e que fique muito bem claro que esse asco vem depois de eu me torturar / questionar bastante para me adaptar a hipocrisia "social-familiar" em que todos nos estamos inseridos... eis a dadiva da adaptacao!!! Seria bom se eu fosse um camaleao, mas no momento nao me sinto com mais valor do que os milhoes de acaros que me cercam. O tempo esta acabando... e fato que voltarei a este e darei continuidade ao texto, escreverei com mais clareza, voltarei quando estiver em paz, ou melhor, quando ninguem estiver me irritando!

11:30, decimo quinto dia do sexto mes de 2013.

2 comentários:

  1. Também me irrita certas imposições da sociedade. Infelizmente, temos que nos adaptar minimamente para sobreviver a essa escárnio, a essa hipocrisia, a esse preconceito julgando valores de forma inconsequente!
    Na verdade, a sociedade está indo para um lugar que, temo, seja sem volta!
    Mas é isso aí, uma verdadeira batalha que encaramos todos os dias...

    ResponderExcluir
  2. Penso que não deveríamos ter que nos "adaptar" e sim deveríamos interagir com os diferentes moldes que nos rodeiam, respeitando-os e sendo respeitados!

    ResponderExcluir