sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Cecília e a chuva

174...170 Marmitas 


O calor lá fora está insuportável - ao menos para mim! Porque assim, as demais pessoas adoram calor, mas quando faz calor, elas reclamam absurdo! Francamente, eu não entendo! Eu não gosto de calor, sei que (na medida certa) é vital à nossa sobrevivência e tal, mas eu adoro frio, e quando faz frio de verdade eu não reclamo! A verdade é que as pessoas não contentam com nada e reclamam de tudo... e sim, eu reclamo dessas reclamações sim! 


Já não sei quantas garrafinhas de água tomei hoje. Há pouco estava pensando assim: estamos num clima quente, e está fazendo muito calor; é recomendável que bebamos muita água. Mas é um período de racionamento! Como faz?! Ééééééé, meus caros, phudeu mesmo!!! Não é engraçado, mas eu rio (ops, o rio secou!) porque fico pensando, a caatinga sofre com a seca, países africanos, países indianos, no Oriente Médio e entre outros lugares do mundo sofrem com a seca e sobrevivem, porque nós, aqui na região Sudeste do Brasil, não sobreviveríamos? Uai, porque nós não podemos parar indústrias, agricultura; não podemos ficar sem tomar banho... é! Meus pensamentos vão longe... Nos últimos dias assisti a algumas reportagens, algumas "pelas metades", sobre reservatórios que estão construindo agora. Por que já não foram construídos antes? Porque pensávamos que só o Norte e Nordeste poderiam sofrer com a seca! Irônico - e um tanto engraçado! 

O ditado é certo, "brasileiro deixa tudo para a última hora!" mesmo! E mais engraçado ainda é fazer reservatário depois que não tem chuva mais, mas faz-se na esperança de chover e conseguir armazenar. E eu pergunto como isso acontecerá? Se acontecer, é necessário nos prepararmos também para um dilúvio que está por vir! Não estou contra a chuva, pelo contrário, por mim que chova sete dias sem parar, ou o mês inteiro, ou o resto do ano, enfim... e haverá as reclamações típicas dos reclamões: "essa chuva não vai parar mais não?!" ... tem que rir ou não?! Ah! Se não estou equivocada, o Rio Grande do Sul também já sofreu com a seca. 

Quando assisto a certos filmes e eu digo que não duvido daquilo, algumas pessoas me criticam. Só que se continuarmos nesse ritmo, Eli passará da ficção à realidade. E de fato a humanidade, de modo geral, não apenas em áreas isoladas, entrará em Colapso. E sobreviverão os mais fortes! Murphy está ao lado de Darwin, neste momento?!

Por falar na falta de chuva, cito um trecho de Cecília Meireles que li no site Releituras:  
"Por enquanto, caem apenas algumas gôtas daqui e dali. Nem as borboletas ainda percebem. Os meninos esperam em vão pelas poças dágua onde pulariam contentes. Tudo é apenas calor e céu cinzento, um céu de pedra onde os sábios e avisados tantas coisas liam outrora:

"São Jerônimo, Santa Bárbara Virgem,

lá no céu está escrito, entre a cruz e a água benta:

Livrai-nos, Senhor, desta tormenta!”

Texto extraído do livro “Quadrante 2 - 4ª Edição (com Biografias)”, Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1963, págs. 48 e 49."

Lembro que, mesmo depois de adulta, eu via, ouvia, e ria da minha avó, da minha mãe, quando caíam aquelas chuvas "brabas" - como dizemos aqui em Minas; elas colocavam uns ramos "benzidos" no Domingo de Ramos - ritual da igreja católica que antecede a Semana Santa - para queimar e rezavam para "sãojerômo e santabarbavirge" (sim! "barbavirge", rs) pra amenizar a chuva, os raios e trovões. Espero que estes dias de chuvas "brabas" voltem logo!


Referências:
- O livro de Eli - filme com o Denzel Washington (ah! O filme é ruim?! Não estou analisando o filme, mas a ideia da falta de água).

- Cecília Meireles em Projeto Releituras:  http://www.releituras.com/cmeireles_chuvacomlembracas.asp



17:46, sétimo dia do décimo primeiro mês de 2014.

Um comentário:

  1. Olá!

    Tentei ver esse filme e não consegui!

    E sobre a chuva e reclamações e frio. Não sei se é coisa de brasileiro ou do ser humano, mas como reclamamos! Amo frio, amo a chuva, adoro dias de sol, só ñ gosto de sair sob ele, e não gosto de calor porém, é necessário que tenhamos e não fico reclamando, mas as vezes dá vontade rsrs.

    ResponderExcluir